A minha mãe costumava fazer sopa quando eu era pequena. Cresci comendo todos os tipos de sopa imagináveis e inimagináveis. Sopa de legumes, de beterraba, de cebola, de macarrão com feijão, sopa até de alface!
Algumas delas marcaram profundamente a minha memória afetiva e até hoje eu gosto de preparar lembrando do sabor de infância.
De tantos sabores, o mais marcante foi sem dúvida o da Sopa de Beterraba. Sua cor estonteante, o sabor inigualável, o aroma que inundava toda a casa. E o detalhe final, os desenhos que fazíamos na sopa com creme de leite. Corações, estrelas, barcos, a inicial do meu nome. Desenhava, misturava e via ali a transformação daquele prato iguaria que passava de vermelho à rosa. Pura magia para uma criança imaginativa como eu.
Sopa de Beterraba
Ingredientes:
1 cebola
2 dentes de alho
4 batatas
2 beterrabas
2 CS de azeite de oliva
Pimenta do reino
Sal à gosto
Água fervente
Preparo:
Pique o alho e a cebola e refogue eles no azeite. Quando estiver com a coloração transparente, adicione as batatas e beterraba picadas, o sal , a pimenta e a água. Misture e deixe ferver por 25 minutos ou ate ficar bem macio.
Bata no liquidificador. Esquente novamente, acerte os temperos se for necessário e sirva.
Creme de "leite" vegetal
Ingredientes:
1 xic de castanha de caju de molho por 8 horas
1 xic de água
1 pitada de sal
Preparo:
Bata a castanha de caju com água mineral e sal no liquidificador até ficar um creme bem liso e homogêneo. Sirva com a sopa.
Commentaires